Apresentação
As novas tecnologias e as mudanças ambientais provocadas pela globalização e pelos novos processos de comunicação através das mídias digitais, bem como pela evolução da Internet e pela convergência digital de todos os meios e veículos tradicionais de imprensa – jornalismo impresso, televisivo e radiofônico – estão impactando decisivamente as formas de atuação profissional do jornalista e demais especialistas em comunicação e geração de conteúdo, que precisam se atualizar para atender o público atual, que cada vez mais busca informação e novos conhecimentos através das mídias digitais. A atual prática do jornalismo e dos processos de comunicação vai além da competência de organizar pautas relevantes, realizar reportagens eficientes, editar conteúdos e difundir notícias para audiências qualificadas, porque exige novas habilidades e competências para produção de hipertextos, narrativas multimídia, atuação em diversas plataformas, incluindo apuração de informações através das práticas do jornalismo de dados e acesso às redes sociais. O curso de Comunicação e Jornalismo Digital foi criado para atender amplamente essas demandas e oferecer aos participantes a possibilidade de atualização em alto nível, para atuar com eficácia nesse novo contexto comunicacional.
Objetivo
O curso visa aprofundar os conhecimentos dos profissionais de jornalismo, gestores de comunicação, empreendedores que atuam no espaço virtual e demais profissionais graduados nas diversas habilitações da comunicação social, nos processos e técnicas do jornalismo digital e nos conceitos e estratégias de geração de conteúdo para a prática do jornalismo e da comunicação nos espaços digitais. As disciplinas e conteúdos foram selecionados estrategicamente para dar uma visão ampla das atividades da comunicação e da prática do jornalismo na Web, desde os conceitos básicos de fundamento até as práticas mais atuais e inovadoras.
Módulos
|
Disciplina |
Carga-horária |
1 |
Jornalismo e produção do texto da
notícia |
40 horas |
2 |
Comunicação e novas mídias na era
digital |
40 horas |
3 |
Web Jornalismo: teoria e técnica |
40 horas |
4 |
Técnicas
de reportagem no ambiente multimídia |
40 horas |
5 |
Marketing Digital e gestão de
novos negócios na Web |
40 horas |
6 |
Web Jornalismo Especializado para portais,
sites, blogs e microblogs |
40 horas |
7 |
Ética, aspectos legais e direitos
autorais na Web |
40 horas |
8 |
Data Driven Journalism: fazendo
jornalismo com dados |
40 horas |
9 |
Gestão de conteúdo e estratégias
de comunicação na Web |
40 horas |
10 |
Assessoria de Imprensa no ambiente digital |
40 horas |
11 |
Metodologia
da Pesquisa Científica |
60 horas |
|
Carga-horária total: |
460 horas |
Público-Alvo
Jornalistas profissionais, assessores de imprensa, gestores de comunicação off-line e online, profissionais de relações públicas, empreendedores, gestores de startups, bloguistas e demais portadores de diplomas de graduação, que queiram aprofundar seus conhecimentos nas estratégias e ferramentas do Jornalismo e geração de conteúdo para a Web.
Pré-requisitos
MATRÍCULA
1 - Efetue o pagamento da matrícula
2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/portal-do-candidato
3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:
Documentos Necessários:
* Até o final do curso deverá providenciar o envio da documentação digitalizada, o envio de foto só será aceito para fim de matrícula.
> É obrigatório que o candidato tenha colado grau na Graduação para ingressar em curso de Pós-Graduação. Em caso de entrega da Declaração ou Certidão de conclusão de curso, essa deve ter expedição de, no máximo, seis meses antes da entrega. E permanece obrigatório o envio do diploma e histórico da graduação após o início do curso.
** Documento Pessoal: Obrigatório o envio do RG até o final da Pós.
Na ausência de um dos documentos Diploma e/ou Histórico será obrigatório o envio do Termo de Responsabilidade, sendo obrigatório algum documento oficial que comprove a colação de grau.
Data de início:26/11/2024
Matrícula: R$ 185