Apresentação
O desenvolvimento da mídia digital trouxe inovações e levou a mudanças sensíveis em todos os aspectos da prática da comunicação, na indústria do jornalismo e nas pesquisas acadêmicas no campo dos estudos sobre comunicação social. A tecnologia atual muda tão rapidamente que muitos setores, incluindo empresas públicas e privadas, e a mídia de maneira geral, mal conseguem acompanhar. No mundo analógico, jornais, corporações, governos ou outros tipos de organizações líderes simplesmente tinham que fornecer informações, e as pessoas as consumiam lendo ou olhando para elas. Mas esse método, aparentemente comprovado, está se transformando frente às novas tecnologias e o comportamento dos espectadores atuais, exigindo novas posturas das organizações em seu relacionamento com a mídia e com os seus públicos de interesse. Ao mesmo tempo, a convergência digital de todos os meios de comunicação (TV, rádio, mídia impressa) para a Web abriu novos caminhos para o comunicador de todos os níveis, e especialmente para os responsáveis pelo jornalismo empresarial e a assessoria de imprensa, já que estes setores se tornaram muito mais estratégicos, demandado a necessidade de profissionais altamente especializados para atender as necessidades de estabelecer um diálogo entre a organização e seus públicos através dos novos canais de comunicação. A oferta do curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises visa formar especialistas competentes para atender as demandas desse novo mercado, que envolve a mídia tradicional, mas também a necessidade de atuar em sites, blogs e microblogs e redes sociais.
Objetivo
O curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises visa especializar profissionais competentes para atender as novas demandas da atividade de jornalismo empresarial e assessoria de imprensa, no âmbito privado e/ou governamental, interessados em desenvolver uma carreira inovadora e altamente promissora em um dos setores que mais empregam e melhor remuneram na área de jornalismo. Especialistas em relações com os públicos estratégicos da empresa, capazes de representar uma organização perante a mídia tradicional e os novos meios de comunicação digital e redes sociais; habilitados a responder perguntas da imprensa, e desenvolver relacionamentos eficientes com a mídia. Especialistas capazes de interessar os jornalistas nas histórias e campanhas da organização, organizar e treinar porta-vozes para falar com a imprensa e monitorar a cobertura da mídia, especialmente nos momentos de crise. Seja para a área do Governo ou da iniciativa privada, o curso vai habilitar um especialista competente para atuar como porta-voz do chefe do executivo, ou da alta administração das organizações, responsável por coletar informações sobre ações e eventos da área governamental e/ou privada, e transmitir essas informações para os meios de comunicação, geralmente do país e de todo o mundo, interagindo com a mídia diariamente, seja através de comunicados, seja através de coletivas, para conquistar os espaços e a confiança dos grandes órgãos da imprensa.
Módulos
|
Disciplina |
Carga-horária |
1 |
Teoria Geral das Organizações |
40 horas |
2 |
Processos Informativos, Apuração, Redação e Edição em Assessoria de
Imprensa |
40 horas |
3 |
Sistemas de Comunicação Corporativa e Novas Mídias |
40 horas |
4 |
Jornalismo Empresarial, Comunicação Interna e Eventos |
40 horas |
5 |
Relações com a Imprensa e Media Training |
20 horas |
6 |
Cultura Organizacional,
Governança Corporativa e Compliance |
40 horas |
7 |
Comunicação
Estratégica e Gestão de Crises On-line e Of-line |
40 horas |
8 |
Comunicação
Institucional, Imagem e Reputação de Marca |
40 horas |
9 |
Empreendedorismo e
Gestão de Empresas de Assessoria de Imprensa |
40 horas |
10 |
Assessoria de
Imprensa e Gestão da Responsabilidade Socioambiental |
40 horas |
11 |
Metodologia da
Pesquisa Científica |
60 horas |
Público-Alvo
Portadores de diplomas de graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing, Letras e áreas afins, interessados na especialização em estratégias de Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa para o ambiente interno e externo das organizações e nos momentos de crescimento e de crise organizacional em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, com domínio das estratégias de produção para veículos impressos e eletrônicos.
Pré-requisitos
MATRÍCULA
1 - Efetue o pagamento da matrícula
2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/portal-do-candidato
3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:
Documentos Necessários:
* Até o final do curso deverá providenciar o envio da documentação digitalizada, o envio de foto só será aceito para fim de matrícula.
> É obrigatório que o candidato tenha colado grau na Graduação para ingressar em curso de Pós-Graduação. Em caso de entrega da Declaração ou Certidão de conclusão de curso, essa deve ter expedição de, no máximo, seis meses antes da entrega. E permanece obrigatório o envio do diploma e histórico da graduação após o início do curso.
** Documento Pessoal: Obrigatório o envio do RG até o final da Pós.
Na ausência de um dos documentos Diploma e/ou Histórico será obrigatório o envio do Termo de Responsabilidade, sendo obrigatório algum documento oficial que comprove a colação de grau.
Data de início:26/11/2024
Matrícula: R$ 185