DICAS PRÁTICAS PARA TORNAR O EXERCÍCIO FÍSICO MAIS PRAZEROSO

Redescobrir a alegria do movimento é um desafio tanto para quem pratica quanto para quem orienta.

DICAS PRÁTICAS PARA TORNAR O EXERCÍCIO FÍSICO MAIS PRAZEROSO

04/JUL

Muitos de nós, profissionais da saúde, percebemos que a relação com a atividade física muda drasticamente da infância para a vida adulta. O que antes era diversão e brincadeira, agora muitas vezes é visto como uma obrigação para manter a saúde física. No entanto, é essencial que ajudemos nossos clientes a enxergarem o exercício físico de outra forma, não apenas por seus benefícios físicos, mas também pelo impacto positivo no bem-estar mental.

Estudos recentes mostram que o exercício físico vai muito além da manutenção da saúde física. Durante a atividade física, nossos músculos liberam miosinas – proteínas que atuam como verdadeiras moléculas de "esperança". Essas miosinas têm efeitos antidepressivos, melhorando significativamente o humor e a saúde mental. Compreender e explicar esse processo aos seus clientes pode transformar a maneira como eles veem o exercício, não como uma tarefa árdua, mas como uma poderosa ferramenta para o bem-estar emocional.

Além disso, nossos músculos funcionam quase como órgãos endócrinos, liberando moléculas na corrente sanguínea que beneficiam vários órgãos, incluindo o cérebro. Essas moléculas podem atravessar a barreira hematoencefálica, melhorando o humor e a saúde cerebral. Promover a atividade física, portanto, é cuidar tanto do corpo quanto da mente dos seus clientes.

Para tornar o exercício físico mais agradável, considere algumas estratégias.

• Levar os treinos para a natureza pode proporcionar uma sensação de vitalidade e conexão com a vida, aliviando o estresse e as preocupações diárias.

• Incentivar o uso de música durante os treinos também pode transformar a experiência, com músicas de alta energia aumentando a frequência cardíaca e liberando endorfinas, promovendo uma sensação de euforia.

• Outra dica valiosa é promover a socialização durante os exercícios. Treinar em grupo pode formar amizades e comunidades de apoio, tornando a atividade mais divertida e menos solitária. A socialização também prepara o cérebro para uma maior sociabilidade, ajudando seus clientes a se sentirem mais conectados com os outros.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos e aplicar essas estratégias de forma eficaz, a UCB oferece cursos de especialização que podem ser exatamente o que você precisa. Esses cursos não só enriquecerão seu conhecimento, mas também permitirão que você ofereça um serviço ainda melhor aos seus clientes.

• Anatomia Funcional Aplicada ao Movimento Humano: Este curso oferece uma compreensão detalhada da anatomia funcional, essencial para maximizar os benefícios do exercício físico.

• Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico: Ideal para entender os movimentos do corpo e otimizar o treinamento físico, ajudando a criar programas de exercícios mais eficazes e seguros.

• Treinamento, Exercício Físico e Saúde: Este curso abrange uma ampla gama de tópicos relacionados ao exercício físico e à saúde, oferecendo uma formação completa para profissionais da área.

Esses cursos são uma excelente oportunidade para você se aprofundar no tema e proporcionar mais qualidade de vida aos seus clientes. Para mais informações, acesse o site da Pós-Graduação Castelo Branco e descubra como esses cursos podem transformar sua carreira e a vida dos seus clientes. Vamos juntos fazer do exercício físico uma experiência prazerosa e benéfica para todos?

Referência: CNN Brasil. Como tornar o exercício físico mais prazeroso? Veja cinco dicas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/como-tornar-o-exercicio-fisico-mais-prazeroso-veja-cinco-dicas/. Acesso em: 03 jul. 2024.