CELEBRAÇÃO DO CAFÉ: FATOS SURPREENDENTES DO BRASIL NO PALCO MUNDIAL
No último domingo (14), o mundo celebrou o Dia Mundial do Café, uma data cuja origem é um tanto misteriosa.
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Mesmo a Organização Internacional do Café (OIC), frequentemente creditada pela criação da data, esclarece que não foi responsável por isso. A OIC prefere marcar o Dia Internacional do Café em 1º de outubro, que é quando começa a colheita do café em vários países. Mas, independentemente da data, o que realmente importa é a celebração dessa bebida amada globalmente.
Em março, o Brasil enviou para o exterior 4,2 milhões de sacas de café (cada saca pesando 60 quilos), um aumento impressionante de 37,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso marca o maior volume de exportações para o mês desde o início dos registros pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Vamos mergulhar em quem está comprando nosso café e as novas tendências nas relações comerciais.
Os Estados Unidos mantêm-se como o principal comprador do café brasileiro. Em 2023, os americanos adquiriram 4,9 milhões de sacas do Brasil, o que representa 16,2% do total exportado pelo país. Apesar de uma queda de 38% em relação ao ano anterior, devido a dois anos de produção reduzida (2021 e 2022) e dificuldades logísticas, como problemas no porto de Santos, o café continua sendo uma bebida muito querida nos EUA.
Desde 2021, o amor pelo café cresceu significativamente nos lares americanos, com um aumento de 7% na sua presença, atingindo agora 65% das residências. Isso coloca o café à frente de outras bebidas como chás (46%) e sucos (22%). Além disso, uma tendência interessante nos EUA é o crescimento do consumo de café gelado (cold brew), que atualmente responde por cerca de 25% da demanda. Isso talvez se deva ao fato de o mundo estar ficando mais quente, fazendo com que as pessoas busquem bebidas mais refrescantes, um indicativo da importância da sustentabilidade.
Os jovens americanos também estão demonstrando um interesse crescente pelo café, embora a maior parte do consumo ainda venha das gerações mais velhas. Após a pandemia, houve um aumento na procura por cafeterias, impulsionado pela necessidade de socialização que se tornou comum em todo o mundo durante esse período.
Essas informações nos dão uma visão do impacto global do café brasileiro e das tendências emergentes que estão moldando o consumo dessa bebida amada por muitos. O Brasil continua a ser um jogador chave no mercado mundial de café, atendendo aos gostos e preferências de consumidores em todo o mundo.
Referência: FORBES. Dia mundial do café: 5 curiosidades do Brasil no mercado global. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/04/dia-mundial-do-cafe-5-curiosidades-do-brasil-no-mercado-global/. Acesso em: 15 abr. 2024.