Pós-graduação em Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais: Um Novo Caminho para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva
O curso de pós-graduação oferecido pela Universidade Castelo Branco está abrindo caminho para a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva no mundo da atividade física.
12/DEZ
A pós-graduação em Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais tem o objetivo de preparar profissionais de educação física para trabalhar com grupos de pessoas que têm necessidades específicas quando se trata de exercícios físicos, incluindo aqueles com deficiências visuais e auditivas.
O curso abordará uma variedade de tópicos, incluindo a importância da atividade física para a saúde e bem-estar de pessoas com deficiências, técnicas de prescrição de exercícios para esses grupos e a adaptação de programas de exercícios para atender às suas necessidades individuais.
A inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva na atividade física é uma questão importante. Muitas vezes, esses indivíduos enfrentam barreiras significativas para a participação em programas de exercícios, incluindo a falta de treinadores qualificados para trabalhar com eles e a falta de programas de exercícios adaptados às suas necessidades.
A pós-graduação em Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais visa abordar esses desafios, fornecendo aos profissionais de educação física as ferramentas e conhecimentos necessários para criar e implementar programas de exercícios eficazes para pessoas com deficiência visual e auditiva.
A inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva na atividade física não é apenas uma questão de igualdade - é também uma questão de saúde. A atividade física regular é essencial para a saúde e bem-estar de todos os indivíduos, incluindo aqueles com deficiências.
Esta pós-graduação é um passo importante para garantir que pessoas com deficiência visual e auditiva tenham as mesmas oportunidades de participar de atividades físicas e desfrutar dos benefícios para a saúde que elas proporcionam.
Referência: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília: MEC/SEESP.