Saiba mais sobre Assessoria de Imprensa

Você tem vontade de seguir na Comunicação como caminho profissional? Gosta, mais especificamente falando, é do Jornalismo?

Saiba mais sobre Assessoria de Imprensa

14/JUN

Que bacana!

Hoje, nós, da Universidade Castelo Branco, passamos por aqui para conversar com você sobre Assessoria de Imprensa.

Sim! A proposta é explorar o braço da Comunicação que mantém o relacionamento das mais variadas organizações com a imprensa, por meio da produção de conteúdos editoriais que, por um lado, auxiliam o (a) jornalista a cobrir um setor e, por outro, têm impacto na sociedade.

Mas como funciona o dia a dia dessa atividade?

Bom, vamos começar contando a história da assessoria de imprensa...

A atividade remonta ao início do século XX, nos Estados Unidos. Tinha (e ainda tem) por finalidade – como já adiantamos acima – estabelecer um diálogo entre as instituições e o grande público, humanizar as relações e promover a transparência.

Naquela época, o grupo Rockefeller contava com uma imagem corporativa muito abalada por conta da forma que tinha de fazer negócios e de tratar seus funcionários.

Para reverter a situação, a organização chamou um famoso jornalista – Ivy Lee – para intermediar as relações com a imprensa. 

De lá para cá, muitas foram as mudanças registradas nas relações de trabalho e na imprensa, mas a necessidade de diálogo permanece, aliás, continua a mesma.

Bom, agora que você já soube como começou a assessoria de imprensa, vamos te contar que existem inúmeros tipos de conteúdo que podem ser trabalhados pelo (a) assessor (a) (e que são de grande interesse da imprensa).

Entre eles estão: pesquisas de mercado, serviços gratuitos, cursos, movimentos do setor (parcerias, aquisições), novas tecnologia e tendências. 

Quanto mais impacto público o assunto tiver, maior a probabilidade de virar notícia.

E, olha, vamos encerrar este papo te recomendando que a primeiríssima regra para se tornar um (a) bom (oa) assessor (a) de imprensa é....LER! 

Sim! Só lendo – e com muita atenção – os conteúdos publicados pelos diversos veículos é possível entender as linhas editoriais, suas seções e as pessoas responsáveis por cada uma. 

E, olha – pode anotar aí – muitas, muuuuitaaas ideias de pautas vêm, exatamente, dessa leitura, viu?

Boa sorte na sua caminhada profissional


[Fonte: resultadosdigitais.com.br]