1º de janeiro: uma adequação romana
1º de janeiro de 2021. Enfim, um novo período!
01/JAN
Já parou para pensar que, para que pudéssemos, hoje, comemorar a chegada do Ano Novo no início de janeiro, foi preciso, primeiro, que o próprio janeiro passasse a existir no calendário?
Pois é...De acordo com Plutarco (filósofo grego), o mês que hoje conhecemos como o primeiro do ano foi acrescentado ao calendário de Rômulo por seu sucessor, Numa Pompilio, no século VIII antes de Cristo.
Até então, o calendário utilizado em Roma contava dez meses lunares e começava na primavera, na lua cheia mais próxima do equinócio de março.
Os dez meses em questão registravam um ritmo complicado de ser ajustado ao das estações e do ciclo solar, anteriormente adotados pelos egípcios e que tinham suma importância para a atividade no campo.
Para uma melhor adequação, Numa acrescentou o décimo primeiro mês, ianarius, e o décimo segundo, februarius.
Fevereiro foi batizado com o nome das festas de preparação da primavera, “Februa”, que significava limpeza e purificação.
Mas ainda faltava a então décimo primeiro mês uma referência concreta, que justificasse o nome. Decidiu-se então que seria dedicado ao deus Jano.
Apesar de contar com doze meses, o ano novo romano continuou a começar na primavera e foi só em 153 a.C. que o registro de início de um novo ano foi oficialmente transferido para janeiro (na primeira lua nova do mês), quando os cônsules romanos passaram a tomar posse de seus cargos no referido mês, dando início, então, à contagem do ano.
Isto dito...Feliz Ano Novo para você e os seus!
[Fonte: brasil.elpais.com]