Confira alguns alimentos que, inseridos na alimentação cotidiana, elevam o bom colesterol
Hoje, o assunto é colesterol. Vamos conversar sobre o bom colesterol (HDL), aquele que ajuda a limpar o excesso do ruim (LDL) da parede dos vasos sanguíneos.
23/MAR
Prezar por uma dieta bem equilibrada – leia-se escolher alimentos saudáveis – é fundamental para manter os níveis de HDL em dia.
É assim que o organismo fica protegido das doenças cardíacas.
Uhmmm...mas, afinal de contas, quais são esses alimentos, verdadeiros “anjos da guarda” da alimentação?
A gente te conta!
O recomendável é consumir – por exemplo, com frequência – abacate, peixes de águas profundas e azeite extravirgem.
Só pra você saber mais sobre alguns deles, o abacate, por exemplo, é rico em ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada que reduz os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL).
Essas gorduras agem diminuindo a absorção do colesterol no intestino e sua síntese pelo fígado. Além disso, o consumo da referida fruta pode reduzir os níveis de triglicérides do organismo.
Os peixes em questão (como a sardinha, a truta, o bacalhau e o atum) são ricos em ácidos graxos, responsáveis por auxiliar o aumento do colesterol bom (HDL) e causar a diminuição do ruim (LDL) no organismo. O consumo recomendado é de duas a três vezes por semana.
O azeite, quando incluído nas receitas, proporciona duplo benefício: eleva o HDL e ajuda a baixar o colesterol ruim.
O referido alimento conta com gordura monoinsaturada, considerada muito benéfica para o sistema cardiovascular, visto que é anti-inflamatória.
Estas são apenas algumas das muitas opções que você tem para tornar a sua alimentação mais saudável e, dessa forma, proteger seu organismo.
Ah! E vale ressaltar: modere o consumo de embutidos, açúcar refinado, carboidratos, frituras e alimentos com gordura trans, ok?
[Fonte: UOL // Viva Bem]