Moodle: já ouviu falar?
Em tempos nos quais cresce – a olhos vistos – o número de estudantes que optam pelo ensino a distância (seja por otimização do tempo nas grandes cidades ou de único acesso à Educação em lugares mais distantes) vale falarmos sobre as características da modalidade, a começar pelos formatos dos quais se vale para colocar-se disponível a interessados. Uma dessas configurações de acesso é o Moodle.

24/OUT
Trata-se de uma plataforma online e gratuita de aprendizado a distância.
Moodle (a sigla, em inglês, para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment ou, em português, “Ambiente de aprendizado modular orientado ao objeto”) pode ser definido como um sistema de gerenciamento de aprendizado que viabiliza cursos e treinamentos de forma online.
Como já deu para perceber trata-se de uma ferramenta potente, muito utilizada por instituições de ensino por ser bastante útil para a oferta de cursos inteiramente virtuais ou para o suporte de aulas presenciais.
Dentre os muitos recursos oferecidos pelo Moodle para profissionais de educação ou treinamento estão: a criação de salas de estudo, a disponibilização de materiais didáticos, a realização de avaliações e a proposição de discussões e interações entre os alunos.
Tudo de forma online!
E o ambiente virtual em questão facilita acesso – aos mais diferentes conteúdos – para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, seja quem está ensinando, seja quem está aprendendo.
A plataforma Moodle funciona como qualquer outro software, podendo ser instalado em qualquer sistema com linguagem php como Windows, MAC Os e Linux. Precisa – também – estar vinculada a algum servidor. Para acessá-la, basta um computador com o software instalado, conectado ao servidor e com acesso a internet.
Tendo sua primeira versão apresentada ao mundo em 2002, na Austrália, hoje, a plataforma Moodle segue sendo atualizada, melhorada, de forma colaborativa, por professores, programadores, desenvolvedores e alunos do mundo todo.
[Fonte: eadbox.com]