Tomar café tem efeito laxante, ajuda na hora de “fazer o número dois”. É o que dizem cientistas americanos!
E aquele bom e velho cafezinho que você tanto gosta, hein?

06/JUN
Bom para despertar. Ótimo para aquecer a alma. Excelente para fazer cocô.
Oi??
Tá, a gente sabe que você cuspiu a bebida aí assim que leu a informação que te demos. Talvez tenha até engasgado, mas, muita calma nessa hora, é verdade.
Vem cá saber mais...
O caso é que estudiosos da Universidade do Texas (EUA) resolveram entender o porquê de o café estimular o intestino humano. Sim, eles já sabiam disso, mas decidiram realizar um estudo para que pudessem entender os motivos.
Para fundamentar a análise, os cientistas usaram roedores como cobaias. "Quando ratos beberam café durante três dias, a capacidade dos músculos do intestino delgado de contrair pareceu aumentar", disse o gastroenterologista Xuan-Zheng Shi.
O mais interessante é que – cafeinada ou não – a bebida estimula a vontade de fazer o número dois do mesmo jeito.
A equipe de pesquisadores, digamos, peculiares, observou os resultados em ratos vivos e em tecidos musculares de intestino que foram expostos diretamente ao café em um laboratório.
O que eles perceberam?
Que, em ambos os casos, a bebida empurrou o conteúdo do intestino mais rápido.
Bom, a considerar tal descoberta pode-se imaginar, totalmente, daqui para frente, o seguinte diálogo, baseado nas propriedades laxantes da bebida mais tradicional do país:
- Não consigo fazer cocô, meu intestino tá preso!
- Toma café que solta!
Ou ainda, quem sabe, cantarolar – de forma ligeiramente alterada – um clássico de Gilberto Gil: “Tomar café eu vou, é que café ajuda a soltar”.
Pfss...péssima, né?
Agora já era, depois de ler isso, temos certeza de que você vai olhar para a garrafa de café de outro jeito...E, como dizem por aí, durma com um barulho desse.
[Fonte: Revista Galileu // Ciência // Saúde]