Tarefa desagradável à vista? Confira 4 estratégias bem úteis para dar conta dela
E aí...lá vem aquela tarefa aborrecida que você não está com vontade alguma de realizar, maaasss, é preciso dar conta dela.
15/ABR
O que fazer?
Onde encontrar ânimo para ir em frente?
Já se sabe que pessoas bem-sucedidas recorrem a uma variedade de estratégias mentais para tornar mais palatáveis desafios que parecem difíceis, mas, pesquisadores revelaram que apenas algumas abordagens são realmente eficazes.
Um dos estudos mais famosos sobre autocontrole – o chamado "teste do marshmallow" (em que crianças podiam ganhar um marshmallow ou dois, se conseguissem resistir a comer o primeiro por um determinado período de tempo) – ensina muito pouco sobre como manter o foco em um ambiente natural.
O teste do marshmallow revela-se bastante artificial porque poucas tarefas na vida cotidiana exigem esperar 15 minutos sem tocar em um marshmallow, no entanto, são inúmeras as que requerem (muita!) paciência.
A partir disso, estudiosos isolaram quatro estratégias definidas como sendo as mais eficazes para realizar – com êxito – tarefas que são consideradas maçantes.
A primeira é focar nas consequências positivas (lembrar o porquê da realização de tal atividade e pensar nos resultados positivos disso).
Depois deve vir o foco nas consequências negativas (imaginar o que poderá ocorrer se a tarefa não for realizada).
Terceira providência: pensar no término (lembrar a si mesmo/a que a tarefa será concluída em breve).
E, por último, um esforço que pode ser tão difícil quanto a própria tarefa, digamos, indesejável: controlar as emoções (mudar a forma como se sente, ou seja, tentar ficar de bom humor).
Tudo anotado aí?
Mãos à obra!
[Fonte: UOL // Ciência e Saúde]