USP estuda técnica cirúrgica que trata problemas de coluna por meio de endoscopia. Com recuperação muito mais rápida, pacientes ganham em qualidade de vida
Você tem alguma noção do que é sentir dor na coluna?
03/ABR
Se não tem, nem queira saber. É terrível.
Sabia que já existe – para os que sofrem com o problema – uma cirurgia endoscópica voltada para a área em questão?
Trata-se de uma técnica – já realizada em países como China, Estados Unidos e Alemanha – que, em vez de bisturis e pinças, usa alta tecnologia com câmera e instrumentos de proporção reduzida.
O procedimento – que reduz o tempo de recuperação e, por isso, contribui com a qualidade de vida de pacientes – vem sendo estudado pela USP de Ribeirão Preto.
A modalidade – de acordo com os médicos envolvidos na pesquisa – revolucionaria as operações em pacientes atendidos pelo SUS, por exemplo, visto que é menos invasiva, oferece menos complicações que a cirurgia aberta (convencional e que implica meses de recuperação no pós-operatório).
O projeto é que, um dia, a técnica passe a ser empregada nos atendimentos da saúde pública e que os profissionais, difundindo tal conhecimento, o levem para suas rotinas, aplicando a “novidade” não só em casos de hérnia de disco, mas, também, para problemas como estreitamento de canal, pinçamento de nervo e compressão de medula.
É, mas, por enquanto, a previsão é a de que a prática chegue ao Brasil – de forma mais rápida – por meio de clínicas particulares e convênios médicos.
Vale lembrar que, antes de tuuudoo isso, é preciso que a cirurgia seja reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Torçamos para que a novidade fique ao alcance de todos os brasileiros o mais rápido possível!
[Fonte: G1 // Ribeirão Preto]