Educação financeira já é matéria de currículo em escolas paulistanas
Tempos difíceis para a economia nacional. Um contingente imenso de desempregados e um mercado fechado, hiper criterioso para as poucas vagas abertas.
01/NOV
Como fazer para mudar essa realidade?
Preparar as novas gerações para lidar com o dinheiro pode ser uma excelente saída, prospectando o futuro.
Aos cinco anos de idade, uma criança pode – facilmente – achar que para comprarem o que ela deseja, os pais retirem os recursos de uma caixinha mágica.
O vestibulando que já aprendeu (ou já deveria ter aprendido) que dinheiro “não cai do céu” também pode ficar muito confuso quando, enfim, entrar no mercado de trabalho e começar a receber proventos por sua atuação.
Por isso é fundamental começar a educação financeira o quanto antes.
E algumas escolas de São Paulo já entenderam isso.
Algumas delas já incluíram o projeto de administração de finanças pessoais em seus currículos.
A proposta é bem clara: colocar na mente das crianças desde cedo – e na prática – o conceito de dinheiro. E, claro, como lidar com ele.
Interessante, não?
Fundamental também!
Com a consciência exata do valor que o dinheiro tem e de como pode ser complexo (ou desgastante) ganhá-lo, as crianças passam a ter outra relação – mais real – com a moeda.
Isso faz com que, no futuro, sejam adultos mais cuidadosos com os gastos, evitando, por exemplo, um problema muito real em nossa economia atual, enfraquecida pela crise: a inadimplência.
[Fonte: Exame.com]