Qual a estratégia mais acertada para uma empresa crescer? A sinergia total entre os departamentos de Marketing e Vendas!
Todos os que fazem parte do setor empresarial sabem que é fundamental que os departamentos de vendas e marketing trabalhem juntos, certo?
28/OUT
Certo! Qualquer estratégia diferente dessa pode – efetivamente – fazer com que leads encaminhados pelo setor de marketing digital não sejam sequer contatados pela equipe de vendas.
Mas por que isso acontece?
Pode ser pelas mais variadas razões, como excesso de tarefas atribuídas ao time ou falta de tempo. No fim, tudo converge para um mesmo cenário péssimo: falta de um diálogo entre os departamentos.
Vamos pensar...
Qual a lógica disso, se ambos os setores trabalham para o mesmo objetivo, ainda que em etapas diferentes?
Pois é, alinhamento interno (capaz de integrar todas as ações executadas por cada um dos lados) é palavra de ordem.
Certo, mas por onde começar?
Um bom “pontapé inicial” pode ser a qualificação dos leads. E cabe sublinhar que o conceito de qualidade antes de quantidade é mais real do que nunca. Sabemos que são muitos os leads que não tem o follow-up necessário por parte da equipe de vendas. E por uma razão muito simples: sobrecarga de tarefas.
Em vez de aumentar a equipe pode-se, por exemplo, lançar mão de ferramentas que coletam o número de acessos daquele lead no website, número de cliques e conversões, palavras-chave utilizadas em seus mecanismos de busca e número de interações com a empresa.
Dessa forma já é possível enxergar um bom lead, aquele com intenção clara de compra. Assim como dá para identificar, rapidamente, o lead mediano (que está favorável à compra, mas, se não houve dedicação de tempo da equipe de vendas há perda de interesse) e o lead mais fraco (que, eventualmente, desiste do produto).
Viu? Com trabalho em equipe, a empresa decola!
[Fonte: Portal Administradores]