Corrida e caminhada: o que diferencia as atividades físicas é o movimento feito durante a execução e não o ritmo empenhado, sabia? Palavra dos especialistas!
Quantas pessoas você conhece que se apaixonaram pela corrida?
11/SET
Certamente você pensou em algumas. Pudera! Muita gente, hoje em dia, se rendeu à higienização mental e ao condicionamento físico proporcionados pelo ato de correr por aí.
E não raro, se você perguntar a essas mesmas pessoas, a chegada à corrida deu-se pelo hábito da caminhada.
Mas qual a diferença exata entre um e outro para fins de administração da saúde?
Especialistas afirmam: apesar da primeira resposta de leigos referir-se – certamente – a ritmo, não há um determinado parece que separe as duas modalidades de atividade física.
O que – efetivamente – separa uma modalidade da outra é o movimento feito durante cada atividade. A corrida é uma sucessão de saltos, enquanto que, na caminhada, um dos pés está sempre apoiado no solo.
Outra diferença é que, na caminhada, o tronco está ereto e é o calcanhar que amortece a aterrissagem. Já na corrida, o tronco está projetado para frente, os braços trabalham como alavancas e a aterrissagem é feita com o mediopé ou o antepé.
De novo, sob o ponto de vista leigo, a corrida pode até ser ligada a um desempenho mais rápido, mas nem sempre é assim. Uma caminhada em ritmo forte pode ser feita em velocidade semelhante a um trote, atividade na qual a pessoa fica – inclusive – em uma situação de mais conforto.
Além disso, a caminhada – ainda que seja vigorosa – castiga menos as articulações, já que em nenhum momento o corpo fica no ar.
Deu para entender a diferença?
[Fonte: Portal da Educação Física]