Pequenas empresas podem, sim, sobreviver e crescer no mercado. Especialistas dão a dica de como fazer isso: investindo em inovação!

É, o Brasil andou passando por uns períodos – economicamente falando – bem turbulentos, não?

Pequenas empresas podem, sim, sobreviver e crescer no mercado. Especialistas dão a dica de como fazer isso: investindo em inovação!

05/SET

Tá, você corrigiu para “ainda passa..”?

Ok, ok.

Especialmente se você tem uma micro ou pequena empresa, certo?

A gente sabe que não está nada fácil. E o medo do futuro é grande. 

Uma consultoria especializada ouviu 4 mil líderes empresariais e observou que 45% deles disseram temer que a própria companhia se torne obsoleta dentro de 3 a 5 anos.

Difícil continuar com um negócio sem conseguir enxergar possibilidades de evolução no horizonte, hein? Pois é...

Tá, mas (bem) antes de pensar na evolução do negócio em si é preciso, primeiro, colocar-se em pé de igualdade aos padrões da concorrência, certo? É isso que vai garantir que a empresa se mantenha “nadando”, ainda que o mar esteja revolto.

E como fazer isso?

Nós respondemos: inovando!

E como fazer isso?

Aí são os especialistas que respondem, veja algumas dicas...

Você pode – por exemplo – investir, fortemente, em interação, ou seja, trazer os consumidores para mais perto de você e não só para a compra do que você oferece. Que tal convidá-los para uma dinâmica em que ocorra a troca de opiniões e de experiências. Olha que excelente feedback você teria?

De forma alguma abra mão da tecnologia. Implemente softwares e sistemas de gestão operacional. O investimento em tais ferramentas significa um importante investimento em toda a qualidade de produção que a sua empresa apresenta.

Mais uma coisa: crie um conteúdo relevante associado à sua marca. Planos de Inbound Marketing são alternativas bem interessantes para tal fim, visto que contam com base dos meios digitais e criação de conteúdo de qualidade associada a uma marca.

Peraí...planos de quê?? Inbound Marketing???

Sim! Mais conhecido como “Marketing de Atração”.

Tais estratégias são super viáveis porque não requerem o dispêndio de recursos, o que – sabemos – em muitos casos, foge completamente da realidade das pequenas empresas

Estes são apenas alguns dos muitos recursos dos quais você dispõe para que seu negócio – hoje, pequeno – possa se manter vivo no mercado e, em pouco tempo, ganhe fôlego para alcançar outros patamares, muito mais altos!

Boa sorte! 

[Fonte: Portal Administradores]