Pequenas empresas podem, sim, sobreviver e crescer no mercado. Especialistas dão a dica de como fazer isso: investindo em inovação!
É, o Brasil andou passando por uns períodos – economicamente falando – bem turbulentos, não?
05/SET
Tá, você corrigiu para “ainda passa..”?
Ok, ok.
Especialmente se você tem uma micro ou pequena empresa, certo?
A gente sabe que não está nada fácil. E o medo do futuro é grande.
Uma consultoria especializada ouviu 4 mil líderes empresariais e observou que 45% deles disseram temer que a própria companhia se torne obsoleta dentro de 3 a 5 anos.
Difícil continuar com um negócio sem conseguir enxergar possibilidades de evolução no horizonte, hein? Pois é...
Tá, mas (bem) antes de pensar na evolução do negócio em si é preciso, primeiro, colocar-se em pé de igualdade aos padrões da concorrência, certo? É isso que vai garantir que a empresa se mantenha “nadando”, ainda que o mar esteja revolto.
E como fazer isso?
Nós respondemos: inovando!
E como fazer isso?
Aí são os especialistas que respondem, veja algumas dicas...
Você pode – por exemplo – investir, fortemente, em interação, ou seja, trazer os consumidores para mais perto de você e não só para a compra do que você oferece. Que tal convidá-los para uma dinâmica em que ocorra a troca de opiniões e de experiências. Olha que excelente feedback você teria?
De forma alguma abra mão da tecnologia. Implemente softwares e sistemas de gestão operacional. O investimento em tais ferramentas significa um importante investimento em toda a qualidade de produção que a sua empresa apresenta.
Mais uma coisa: crie um conteúdo relevante associado à sua marca. Planos de Inbound Marketing são alternativas bem interessantes para tal fim, visto que contam com base dos meios digitais e criação de conteúdo de qualidade associada a uma marca.
Peraí...planos de quê?? Inbound Marketing???
Sim! Mais conhecido como “Marketing de Atração”.
Tais estratégias são super viáveis porque não requerem o dispêndio de recursos, o que – sabemos – em muitos casos, foge completamente da realidade das pequenas empresas.
Estes são apenas alguns dos muitos recursos dos quais você dispõe para que seu negócio – hoje, pequeno – possa se manter vivo no mercado e, em pouco tempo, ganhe fôlego para alcançar outros patamares, muito mais altos!
Boa sorte!
[Fonte: Portal Administradores]