Carboidratos: hoje a pauta diz respeito a eles.
Quantas vezes você já não ouviu por aí que “é só cortar o carboidrato” que a gente emagrece rapidinho?
Pois é, não raro, os responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células (por constituírem a primeira fonte de energia celular) e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o organismo siga funcionando bem, são colocados na posição de vilões quando o assunto é perder peso.
O carboidrato – um macronutriente formado, essencialmente, por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio – se apresenta dividido em três tipos: monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido e celulose).
Embora seja posto como o grande vilão das dietas, o carboidrato é essencial para a manutenção da boa saúde. Sim, porque trata-se de fonte de energia! Ao ingerimos carboidratos, temos glicose na corrente sanguínea constantemente, esta é a principal molécula que fornece energia para as células do corpo.
Além disso, o carboidrato é aliado do cérebro. É que o órgão é um dos que não funcionam sem que haja glicose disponível na corrente sanguínea.
Quando ocorre uma diminuição no consumo deste nutriente há uma produção exagerada de corpos cetônicos, o que pode levar a uma intoxicação seguida de sintomas indesejáveis, como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular esquelética, insônia, alteração de humor, tremores e até desmaios.
Enfim, carboidratos são do bem!
Eles proporcionam saciedade e são aliados do humor e do bem-estar.
[Fonte: Minha Vida]