Pensando aí em passar no (a) nutricionista para “arrumar” a sua alimentação e, enfim, perder os quilos que você deseja?
Excelente decisão! Sua saúde agradece!
O acompanhamento de um (a) profissional é sempre indispensável para o sucesso do “projeto emagrecer com saúde”.
Mas, sabia que, enquanto você não vai à consulta, já dá para ir tornando as suas refeições mais saudáveis?
Dá sim! Vem ver...
São alternativas bem acessíveis para o cotidiano e o melhor é que todas são repletas de nutrientes (grandes fornecedores de antioxidantes e substâncias que deixam o organismo mais vigoroso).
Vamos começar com a semente de linhaça?
Trata-se de uma excelente fonte de gorduras poli-insaturadas – como o ômega 3 de origem vegetal – que age no organismo como potente anti-inflamatório reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como as do coração.
Excelente fonte de fibras, também ajuda – e muito – no trânsito intestinal.
A linhaça também contém substâncias chamadas lignanas, que controlam o estado oxidativo, reduzindo os malefícios causados pelos radicais livres. Ainda atua no metabolismo dos lipídeos sanguíneos, reduzindo LDL, triglicerídeos e fatores inflamatórios. Estudos também já comprovaram que seu consumo é bem eficiente para o controle de peso. E, só para você saber, a inclusão de 1 a 2 colheres de sopa por dia já vai fazer maravilhas pela sua saúde.
Outro hábito que você pode adotar é o consumo de oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Elas trazem fitoquímicos – como fitoesteróis e polifenóis – que diminuem bastante o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Uma boa dica é consumi-las nos lanches intermediários – no meio da manhã e no meio da tarde – para estabelecer a saciedade.
Mais uma dica?
Vamos lá...lentilha!
Se você é daqueles (as) que só comem a referida leguminosa na época das festas de fim de ano, não sabe o que está perdendo! A lentilha já deveria estar no seu cardápio diário há muito tempo. Pelo bem da sua saúde!
A lentilha apresenta excelente perfil nutricional, pode ser alternativa para o feijão e, inclusive, em comparação a este, apresenta maiores teores de fósforo, ferro e zinco.
E não para por aí! Ainda contém um aminoácido chamado triptofano, que auxilia na formação de serotonina, responsável por nossa sensação de prazer e bem-estar.
E como consumi-la no dia a dia?
Fácil! Você pode prepará-la cozida, como acompanhamento do arroz, incluí-la em saladas, sopas e até usá-la como base de hambúrguer!
Uhhmm...delícia, hein?
Então, o que achou das dicas? Tudo anotado aí?
Divirta-se com a alquimia saudável na cozinha!
[Fonte: UOL // Viva Bem]