Jornalistas da atualidade devem enxergar todo o processo que envolve o consumo da informação

E aí você decidiu ser jornalista.

Que bela escolha! Escolheu dedicar a vida profissional a informar as pessoas!

Mas será que você está antenado (a) com as novas demandas da profissão?

Evidentemente que não há um (a) “novo (a) jornalista”, o que mudou foi a forma de produzir conteúdo. Novos são os modelos de produção, distribuição e interação.

Logo, para os profissionais do Jornalismo da atualidade, não basta mais o domínio ou a familiaridade com os diversos assuntos. É preciso se dedicar à aquisição de conhecimentos sobre mídia digital.

Sim! Porque, hoje, a informação é passada para um público que tem hábitos totalmente novos no que tange ao consumo informacional.

É...o mundo está cada vez mais conectado e todo jornalista precisa ter – muito claro! – de que forma funcionam as mídias digitais, do ponto de vista do mercado. Sim, sim, é preciso ter noções administrativas para conseguir enxergar todo o processo!

Todo o processo?

Exatamente. Leia-se adquirir conhecimentos sobre mercado, programação, ferramentas, técnicas de produção, fotografia, ilustração, infográficos, gestão da comunicação, marketing, entre outros fatores.

Ufsss!

Pois é...será que você, jornalista, está atualizado (a)?

Entender sobre mídia digital, hoje em dia, é quase tão importante quanto reunir as condições adequadas para trabalhar em uma pauta.


[Fonte: http://blogmidia8.com]