De acordo com o título e a letra de uma música da banda Los Hermanos, “todo carnaval tem seu fim”, certo?
Certo.
Infelizmente para uns, “até que enfim” para outros...
Fato é que estamos em mais uma Quarta-Feira de Cinzas.
Você sabe o significado desse dia?
A data foi criada pela religião católica para celebrar o início da Quaresma, ou seja, os 40 dias que antecedem a Páscoa.
Mas e as cinzas, especificamente, qual o significado da simbologia?
A ideia é lembrar a todos que nós, humanos, somos finitos.
A concepção da celebração remete à mitologia egípcia, especificamente ao mito da Fênix, um pássaro que não morre, é queimado, mas ressurge das cinzas.
Em síntese, a ideia da Quarta-Feira de Cinzas é – como te contamos ali em cima – marcar o início da Quaresma, uma temporada entendida como sendo de sacrifício e reflexão. Tanto que muitos católicos escolhem algo que gostam muito (como, por exemplo, carne vermelha, bebida alcoólica ou doces) para se privar durante os dias referidos.
A convicção celebrada é a de que, da mesma forma que Jesus se sacrificou para nos salvar, devemos agir da mesma forma para mostrar devoção e agradecimento.
Na Quarta-Feira de Cinzas, padres misturam cinzas queimadas no domingo anterior (Domingo de Ramos) com água benta. Com este conteúdo, o religioso faz um sinal da cruz na fronte de cada fiel repetindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”.
Basicamente, a Quarta-Feira de Cinzas tem relação direta com os conceitos de renovação e renascimento. De qualquer forma, seja você devoto (a) ou não, eis uma boa oportunidade de tirar o dia para fazer um detox, não? Uma reflexão de vida para seguir firme – e melhor – pelo resto do ano! Que tal?
[Fonte: https://osegredo.com.br]