Ai, ai, quando a gente pensa que tem tantas coisas às quais precisamos prestar atenção para cuidarmos da nossa saúde dá até uma canseira, não?
Pois é, a Organização Mundial da Saúde (OMS) resolveu dar uma ajudinha e listou algumas das principais ameaças ao nosso bem-estar, em 2019.
O espectro é global e o primeiríssimo item destacado pela entidade foi a poluição do ar e as mudanças climáticas.
Nem bem começamos 2019, e a poluição do ar já se destaca – no novo período – como o agente de maior temor no que diz respeito à manutenção da saúde e à preservação do meio ambiente.
Explicando melhor, poluentes microscópicos no ar podem penetrar nos sistemas respiratório e circulatório, danificando os pulmões, coração e cérebro, matando 7 milhões de pessoas todos os anos, prematuramente, de doenças como câncer, derrames, doenças cardíacas e pulmonares.
Outro item destacado pelo relatório da OMS?
Pandemia global de gripe.
Sim, não querendo promover uma grita geral, mas já promovendo, o mundo enfrentará outra pandemia de gripe. Só não se sabe direito quando será e qual será sua severidade. A fim de se preparar para enfrentar o problema, a entidade pretende garantir acesso efetivo e equitativo a diagnósticos, vacinas e antivirais (tratamentos), especialmente em países em desenvolvimento.
Ainda temos a dengue.
Seguiremos ouvindo falar dela em 2019.
Transmitida por mosquitos que causa sintomas semelhantes aos da gripe, pode ser letal e está no radar da OMS, infelizmente, entre as 10 maiores ameaças à saúde este ano.
[Fonte: https://guiadafarmacia.com.br]