E eis que, no ranking das 100 fintechs mais inovadoras do mundo, o Brasil cravou 3!
Excelente notícia!
Tá, você entendeu que a notícia é boa, mas gostaria muitíssimo de saber o que raios é uma fintech. Não tem problema, te contamos!
Fintechs são startups que fazem uso das novas tecnologias para a entrega de serviços financeiros e aquelas que mais se destacam integram um estudo divulgado – anualmente – chamado “Fintech100’.
Neste “rol estrelado” entram 50 startups destacadas por itens como capacidade de inovação (e de captar recursos), tamanho da empresa, área de atuação e poder de influência.
As demais 50 empresas emergentes entram no critério de tecnologia de inovação / novos modelos de negócios propostos (ou adotados).
O ranking é – basicamente – dominado pelas companhias americanas (8). Na sequência vêm o Reino Unido (12), a China (11) e a Austrália (7).
E quais são as empresas brasileiras?
Vamos lá!
A plataforma digital brasileira de cartões de crédito e de contas correntes Nubank (sétima posição), o portal de finanças pessoais GuiaBolso (figurou na posição 46 dentre as primeiras 50 mais inovadoras) e o site de empréstimos pessoais Geru (que apareceu pela primeira vez no relatório, no grupo de fintechs emergentes).
Interessante, não?
Mais significativo ainda é comprovar que as fintechs são – de fato – um nicho eficiente para o movimento da economia.
A lista deste ano revelou – também – um salto considerável no apoio de capital de risco a essas empresas. Elas levantaram quase o dobro do ano passado, mais de US$ 52 bilhões em capital de risco.
[Fonte: G1 // Economia]