Será que você já parou para pensar na real importância da Educação Física Escolar?
Já avaliou tal dimensão?
É público e notório que fazer uma atividade física, manter-se ativo (a), é de extrema importância para a saúde de todos nós, mas será que tal hábito deve ser estimulado já na tenra idade?
A resposta é sim!
Aliar a Educação Física às educações moral e intelectual é fundamental para formar o indivíduo como um todo.
Para tal é preciso ir muito além da tradicional prática de alguns professores, que ainda insistem em simplesmente oferecer uma bola aos alunos para que estes a usem na prática do esporte que acharem melhor.
É preciso planejar as aulas, ter um objetivo / finalidade e motivar os alunos para que alcancem o que foi programado.
É essencial ter em mente que a aula de Educação Física não pode – nem deve – se resumir a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica.
A disciplina deve integrar os alunos na cultura corporal de movimento, porém, de uma forma completa. No escopo do conteúdo ofertado devem constar transmissão de conhecimentos sobre Saúde, sobre as várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness.
Ainda é fundamental que o (a) docente trabalhe na adaptação (do conteúdo de suas aulas) à individualidade de cada aluno (a) assim como à fase de desenvolvimento em que as turmas se encontram.
Por fim, é importantíssimo que os alunos vejam a aula de Educação Física como mais do que uma hora de lazer ou recreação. É preciso que enxerguem a disciplina assim como veem as demais, ou seja, como mais uma matéria cheia de conhecimentos que, se inseridos no cotidiano, poderão – efetivamente – trazer muitas melhorias.
[Fonte: Portal da Educação Física]