Estudo americano aponta que dieta pobre em carboidratos pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 1 e não aumenta o risco de hipoglicemia

Um estudo publicado, recentemente, na revista Pediatrics, apontou que dietas pobres em carboidratos podem melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo.

A descoberta vem gerar controvérsia entre os muitos especialistas que acreditam que o uso de uma dieta baixa em carboidratos para combater o diabetes tipo 1 carrega consigo grandes chances de aumentar o risco de hipoglicemia (em função das quedas drásticas nos níveis açúcar no sangue).

Talvez já esperando por tal reação classe médica, os pesquisadores envolvidos com o estudo (do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos) ressaltaram que as taxas de hospitalização relacionadas à hipoglicemia foram de apenas 1%, valor abaixo do normal.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com diabetes têm o tipo 1.

Esta forma da doença ocorre quando o sistema imunológico de um indivíduo ataca, de forma equivocada, as células beta (responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina, que regula os níveis de glicose no sangue). 

O resultado do mau funcionamento do organismo é que a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia.

O diabetes tipo 1 ocorre, geralmente, na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos.

A doença é tratada com insulina, medicamentos e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

[Fonte: Veja.com]