Muito já foi dito por aí sobre as diferenças – abissais – que existem entre chefes e líderes.
Mas será que você aprendeu? Será que sabe, direitinho, a distância que existe entre os dois termos?
Uma das maiores empresas de consultoria estratégica do mundo – a McKinsey & Company – divulgou um novo estudo sobre liderança.
Pois é, talvez o tema nunca tenha estado tão em alta nos ambientes corporativos como agora. De acordo com o levantamento citado, 90% dos CEOs planejam mais investimentos no desenvolvimento dos seus líderes.
Por quê?
Simples, porque já é público e notório que uma boa liderança constitui requisito crucial para a “saúde organizacional” das instituições.
Mas quais seriam – exatamente – as características de um (a) líder impecável?
A primeira delas é saber resolver problemas (coletar, analisar e considerar informações para depois tomar uma decisão) de forma eficaz.
Quer outra?
Liderar não é apenas desenvolver visão, comunicá-la e estabelecer objetivos. É, principalmente, alcançar resultados.
Ah, e ainda tem o apoio aos demais. Mostrar empatia e interesse – sinceros – pelos outros é crucial para que líderes criem confiança, inspirem e ajudem equipes (intercedendo no trabalho para promover maior eficiência organizacional, por exemplo) a superarem desafios.
[Fonte: Exame.com]